Controlar Custos: A estratégia que gera mais e melhores resultados

Controlar Custos: A estratégia que gera mais e melhores resultados

A gestão estratégica gera melhor resultado e maior rentabilidade

A imagem acima define a importância de custos, pois todos os processos dentro do hotel geram custos e despesas que recaem sobre a única receita, a diária.

O cenário atual no turismo e na hotelaria , por todos seus acontecimentos nos últimos 12 meses geraram inúmeras mudanças e transformações .

Por definição e escolha sempre mantivemos nossos olhos e interesse voltados para algumas redes hoteleiras em que o modelo de gestão estratégica faz parte intrínseca de seus modelos administrativos e gerenciais. Muitos destes modelos adotados e ajustados para nossa forma também de administrar hotéis.

Alguns pontos de nosso modelo de gestão estratégica são:

   Gestão de custos

 Padronização / parametrização

 Comercialização /fidelização

 Qualidade /reputação

A gestão de custos

Hoje a gestão de custos é sem dúvida questão estratégica na hotelaria. Por quê? Por vários motivos como a diminuição dos custos e melhoria da rentabilidade, como a certeza de saber o ponto de equilíbrio e assim saber o limite máximo de venda sem prejuízo , como a previsão de fluxo de caixa e possível interrupção deste fluxo e muitas outras qualidades.

Uma gestão de custos eficiente começa na correta elaboração de um controle de custos por centros de custos. Um hotel de médio porte tem entre 8 e 12 centros de custo, enquanto num grande hotel este número chega a mais de 25 centros de custos e seus subgrupos.

Para um perfeito controle sugerimos algumas análises estratégicas que nos mostram muitas vezes erros e falhas que comprometem o centro de custos e toda a gama de informação dos custos reais do hotel.

1.      Reúna todas as notas fiscais de compra dos últimos 60 dias e separe por período definido

2.      Separe as notas por setor/ centro de custos

3.      Analise com o responsável do setor se as notas realmente pertencem ao setor ou se notas estão sendo agrupadas no setor errado ou mesmo alguma não aparece naquele momento.

4.      Faça tabelas com análise de custos por hospede/UH, analise por períodos mensais e anuais e analise de quantitativos por qualidade

Feita estas análises, com certeza vamos descobrir de maneira correta como o centro e custos está organizado e seu fluxo de saídas e entradas de mercadorias e notas. Desta forma também vamos identificar as falhas de controle, compras e lançamento de notas bem como se ocorrem falhas por falta de produtos.

Quer padronizar a operação de seu hotel com conceito de redes internacionais ? Faça uma consulta  contato@realhoteis.com.br

Próximo assunto , a padronização e parametrização de produtos, serviços e operações na hotelaria.

Deixe um comentário