O crescimento da hotelaria mundial

O crescimento da hotelaria mundial

Recentemente recebi um ranking dos 325 maiores grupos hoteleiros do mundo. Acompanho este ranking a mais de 10 anos observando como o mercado se comporta, quais redes mais cresceram, quais bandeiras e seus efetivos produtos hoteleiros mais tem se destacado no mercado. Vi o crescimento de inúmeras redes por modelos de fusão, outras por compra de seus concorrentes. Também observei redes de hotéis perdendo cada dia mais competitividade, quantidade de hotéis, marcas e clientes. Algumas, simplesmente desapareceram ( como no caso do grupo Tropical) hotéis que chegou a ter mais de 15 hotéis no Brasil e por diversos problemas não conseguiu sobreviver para ver o mercado de turismo no pais crescer .

Também não podemos deixar de citar a criação de novas marcas e redes, como grades grupos da Ásia e Estados Unidos e mesmo no Brasil. Algumas redes já nascem grandes como a IHG Brasil, com mais de 45 hotéis ou mesmo redes mais modestas como muitas redes familiares que contam com 3, 5, 8 hotéis. Outras nascem de conceitos ligados ao ramo hoteleiro como restaurante. É o caso da NOBU hotéis que surgiu dos restaurantes Nobu e hoje tem como sócio investidor nada menos que Robert De Niro. A rede NOBU conta hoje com 9 hotéis e 2700 Uh´s e mais 9 novos projetos. Neste cenário sempre em mudança é fato que todos os dias acontecem novas fusões, aquisições e criações mas nada do tamanho ocorrido em meados de 2016. O grande momento do mundo hoteleiro aconteceu a 3 anos atrás quando Marriott International fechou a compra da Starwood Hotels & ResortsWorldwide por US$ 13 bilhões , formando a maior rede hoteleira do mundo. Hoje a Marriott tem 6.908 hotéis de bandeiras com reputação consagrada como Marriott,Courtyard e Ritz Carlton, Bulgari hotel ,Sheraton, Westin, W e St. RegisdaStarwood , além de inúmeras outras bandeiras ( até o momento mais de 30 bandeiras) como four points e spring hills. Totaliza mais de 1,317,368 de Uhs em mais de 100 países. Sem dúvida a Marriot agregou a seu portfólio o mais completo mix de produtos hoteleiros, passando por long stay, luxuri, resorts e private stays.

Outras redes como Accor vê paulatinamente perdendo espaço no mercado mundial de hotelaria, talvez por seu modelo de terceirização de vários setores dos hotéis que lhes tira os principais atributos das redes americanas que se baseiam na qualidade, luxo e eficiência operacional. Neste caso a Accor perde muito por terceirizar muitos de seus serviços que de uma forma ou outra acabam desqualificando muitos de seus produtos.

Fato é que quando observamos a maioria das redes hoteleiras, vemos uma continua e as vezes frenética busca por mudanças, novos clientes, novos modelos de hotéis e serviços, busca por novos mercados e principalmente a busca em compreender melhor os clientes e seus desejos e necessidades. Algo básico, mas que muito ainda não perceberam no mundo da hotelaria. Hoje já não se busca uma suíte para dormir, mas um local que proporcione experiência. Seja ela cultural, gastronômica, histórica, de aventura etc. Os turistas buscam por produtos que sejam complexos, mas ao mesmo tempo simples e eficazes. Buscam hotéis que proporcionem experiências de vivência do local onde estão situados, experiências gastronômicas de comidas regionais.

Muitas redes já perceberam isso tem trabalhado para criar novos projetos hoteleiros e remodelar os antigos aos novos conceitos e exigências . Por outro lado, e necessário atentarmos para o fato do crescimento de novas redes e conceitos antes fora de nosso campo de atenção.

Nesta semana após recebermos o ranking das 325 maiores redes hoteleiras do mundo, uma enorme surpresa despontou no cenário. Mais que surpresa, causa espanto e mesmo o receio do cenário criado com os números e tendências apontados. Até 2010 o grupo Jin Jiang contava com 546 hotéis e aproximadamente89.500 hu´s. Um grupo modesto de hotéis que atuavam principalmente nas grandes cidades Chinesas como Shangai, Pequim e Guison além de outros grandes centros de negócios e turismo na China.

Então em agosto de 2019 vemos a confirmação de um cenário que havia tempos, se delineava no horizonte. Ver o grupo International Holdings Co. Ltd. Shanghai sediado na China com 941.794 Uh´s e mais de 8,715 hotéis espalhados pela Ásia e Oceania se tornar uma das maiores redes hoteleiras do mundo. Ocupa agora a posição número dois dos maiores grupos hoteleiros do mundo. Os números não mentem, estamos falando de crescimento de mais de 1.000% em apenas 8 anos, isso contando com2019 que ainda não acabou. Extraordinário também é saber que eles projetam um crescimento de 15% para 2020 em novos mercados como Oceania, oriente médio e mesmo Europa. Usando de um modelo de gestão padronizado, e também ajustado a cada região e mercado, o crescimento desta rede, sem dúvida irá impactar mercado de hotelaria de onde ela apontar seus negócios. O modelo de negócios oriental norteia-se pela programação exaustiva, execução rápida e eficiente e gestão também rápida e eficiente. Este modelo, sem sobra de dúvidas já se mostra extremamente eficaz e eficiente no mundo do turismo e hotelaria, bastando ver os números apontados acima.


Não podemos deixar de citar aqui também novos player que estão ensaiando sua entrada no mercado de turismo hotelaria como os grupos ALIBABA e também o grupo AMAZON . Só para se ter uma ideia da dimensão do que está por vir a AMAZON estuda comprar ou criar uma joint venture com AIR BNB . Comisso assumir operações de comercialização de passagens aéreas, locação de hospedagem e fornecimento de insumos para estes turistas e hospedes. Algo que sem dúvida irá transformar o mercado, hoje ainda segmentado em oferecer aos clientes, serviços e produtos separados.

Todo este cenário nos mostra que a cada dia, as respostas e ações dos player hoteleiros e do turismo, devem ser extremamente planejadas, estudas e sem dúvida, RÁPIDAS. O cenário, e com ele toda a dinâmica do turismo está cada dia se transformando com uma velocidade incrível e sem dúvida, uma das novas estratégias no mundo dos negócios e sim, implantar modelos gerenciais e estratégicos com respostas rápidas e certeiras as demandas e novas necessidades. Hoje , guardar informações e dados para serem usados no próximo ano sem dúvida são erros que custarão a serem reparados e mesmo suplantados em alguns casos. A gestão de todo tipo de hotel, pousada, restaurante, parque temático deve estar atenta aos sinais, informações e dados que o mercado e seus clientes enviam. Deve subtrair destes dados, conhecimentos para atuar de forma a gerar valor com ações, mudanças, novos produtos, novos conceitos novas demandas.

Hoje a postura das empresas deve ser atenta aos sinais e dados, rápida na análise e mensuração destes dados e rápida, eficaz e eficiente nas respostas e ações.

Todo este cenário nos mostra a velocidade em que as ações e mudanças estão acontecendo em várias partes do mundo. Mas em especial, devemos ter atenção ao conceito “ CHINA”. Qualquer mecanismo de busca em que você digite CHINA, surgirão dados, informações e métricas assustadoras. Número de pessoas , número de viajantes internos, acesso à internet 5G e inúmeros outros números. Em especial atenção aos números relacionados ao turismo e hotelaria estes também não deixam de impressionar.

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