Tendências: Produtos e serviços instantâneos

Tendências: Produtos e serviços instantâneos

1-O mobile é o futuro

 

A mobilidade, diga-se smartphones e tablets , vieram para mudar o que está aí. Não haverá espaço que não seja preenchido por estes equipamentos e seu uso pelo público. Consultas, indicações, contatos, solicitações, amostras, premiações, reservas, tudo e até mesmo o não pensado ainda, será feito por estes dispositivos.

No caso de um hotel citar tipos de suítes, tarifas diversas, localização, cardápios, preços, salas de eventos, amenidades, serviços especiais prestados aos hóspedes, tipos de montagem de salas de eventos, bem como seus serviços de A&B e apoio, serão imperativos para atender as necessidades de informação dos clientes. Não podemos esquecer também das informações periféricas como entorno do hotel, atrações próximas e dicas de restaurantes, lojas e curiosidades turísticas. E mais do que isso, poder sanar qualquer dúvida a respeito de qualquer um destes serviços mencionados instantaneamente ser o diferencial. A rapidez e eficiência aliadas à informação de qualidade, fotos, filmes, chats serão a ferramenta de escolha de produtos e serviços pelo público atual e futuro nos serviços hoteleiros. A Mobilidade será uma das plataformas de marketing mais usadas.

 2-Transparência balizará a relação entre marca e cliente.

 

Voces hoteleiros e serviços de turismo, fiquem atentos em especial, procedimentos de cancelamento de reservas, Nowshow,preços abusivos, erros de cobrança pelo cartão e por outras formas de pagamento devem ter em forma de procedimentos , estatutos e informativos todo o esclarecimento possível para que o cliente saiba como proceder e o que pode acontecer nessa situação. O hotel deverá ter todos os processos previamente ditados especificados a cada tipo de situação, deixando claro o que pode ou não acontecer ao cliente e quais são a opções do cliente para cada uma delas caso ocorram. Segurança, qualidade na informação, transparência em todos os processos serão a base de escolha dos produtos e serviços.

3- As bandeiras têm seu público.

 

É a realidade. Grandes redes gastam milhões em marketing em todos os canais possíveis para mostrar, reafirmar e massificar marcas e não serviços de qualidade. O que vemos atualmente é uma série de produtos semelhantes com nomes bonitos e exatamente iguais a muitos no mercado. Infelizmente se gabam em dizer que têm serviços básicos, não oferecem comodidades e não atendem a mais importante expectativa dos clientes: “uma experiência inesquecível”. Reformular este conceito é a nova meta. Abandonar esta visão retrógrada será o caminho do novo gestor. Mostrar que além de um rótulo existe uma experiência de hospedagem e conforto inesquecível irá gerar um cliente fiel e satisfeito.

O cliente quer e necessita de serviços que lhe agreguem uma percepção de ganho. Um hotel X tem um ótimo produto e bem-posicionado no mercado, mas o hotel Y tem isso e mais um serviço diferenciado de informação turística e de gastronomia. Agregar , sem elevar custos expressivos e imperativo para se diferenciar no mercado de hotelaria.

5- Marketing seletivo. Costumer Relationship Management – CRM

 

Cada vez mais o marketing e suas promoções deverão ser especificas para cada mercado/cliente/período. Ações aplicadas de forma aleatória e de varejo bruto não trarão resultados concretos. Cada um dos vários nichos destes mercados terão que ser estudados e meticulosamente mapeados para que ações visando levar informações e promoções tenham as particularidades necessárias para atingi-los ou melhor dizendo para que seus clientes sejam atingidos de forma mais objetiva.

O CRM será ferramenta primordial para mapear, detalhar e criar perfil de clientes que possam ser cativados e futuramente se tornem clientes do hotel. Deve-se ter em mente que um hóspede ao chegar à recepção para o check in será fonte inigualável de informações que deverão ser usados para criar um banco de dados de seus desejos, necessidades e perspectivas quanto ao hotel e seus serviços. A criação de questionários únicos para saber especificidades daquele hóspede, tais como o que ele gosta de comer a noite, por qual jornal ou revista ele tem preferência ou qual sobremesa ele tem verdadeiro desejo serão os caminhos para agradá-lo e um dos passos para concretizar sua fidelização.

O conceito de serviços tem mudado drasticamente a cada dia nos últimos anos. Estas tendências devem ser observadas e implantadas nos hotéis e em sua gestão. Estas e muitas outras tendências farão enormes mudanças no mercado de turismo e hotelaria e sem dúvida aqueles que estiverem já inseridos nelas, terão resultados muito mais rápidos em maior volume o que significa maiores taxas de ocupação e receitas. Podemos assim dizer que estas tendências são o norte para nossa rota em direção ao sucesso.

6- Reputação hoteleira e de restaurantes

 

Mas um em especial mudou drasticamente toda a percepção que existe neste mercado. O TRIPADVISOR Fundado em 2001 com uma inovação que adotava pela primeira vez a interação de conteúdo fornecido pelos hotéis/restaurantes como também recebia o conteúdo gerado pelos consumidores e usuários destes produtos serviços.

Esta interação criava um modelo de relacionamento completamente transparente em que clientes opinavam sobre um serviço ou produto e este fornecedor dos produtos e serviços também podia opinar e divulgar informações sobre estes produtos e serviços. Neste momento de certa forma se extinguiam alguns dos mais relevantes métodos de avaliação dos hotéis e restaurantes comumente usados até o momento. O livro de “ouro” ou guest coments ou livro de sugestões e reclamações. Tantos outros como os folhetos de reclamações deixados nas suítes e enviados junto a conta de pagamento dos restaurantes perderam em parte o seu sentido.

Segundo uma pesquisa realizada em2015 com mais de 32.000 hospedes de hotéis pelo mundo os sites de avaliação e informação são o segundo item pesquisado quando um cliente está em busca de hotel( primeiro preço). E lá ele faz a escolha se vai ou não para determinado hotel após as análises dos comentários, críticas e avaliações postadas pois não há como mascarar, adulterar ou ocultar todo e qualquer comentário feito. E a opinião e percepção dos hospedes clientes que irá definir se seu produto e bom ou ruim. Reputação hoteleira, um item obrigatório na gestão e planejamento hoteleiro da atualidade

Deixe um comentário