Não só segurança e higienização devem ser destaque nos novos procedimentos de A&B mas também a qualidade e diversidade de novos produtos e serviços
O ano de 2020 acabou deixou experiências, traumas e histórias que serão lembradas daqui a décadas. Mas o mundo caminha a passos largos, e agora com mais segurança. E por isso os dados já mostram que a retomada do turismo será ainda neste 1º semestre de 2021.
Neste momento é hora de rever e analisar toda a operação de A&B nos hotéis. Sem dúvida a verdade é que muitos conceitos adotados para o período de Covid, como higienização, limpeza, produção de alimentos disponibilidade de mesas, buffets farão parte de nosso dia a dia mesmo com o fim da pandemia. Mas as pesquisas apontam que os hospedes e clientes querem sim ,parte da normalidade novamente. Uma pesquisa realizada em janeiro 2021 pelo TripAdvisor mostra importantes informações sobre os desejos e expectativas dos hospedes.
Como as refeições presenciais eram restritas em muitos países ao longo de 2020, o sucesso dos serviços de take away e entrega aumentou, pois os consumidores procuraram satisfazer seu apetite. Mas de forma encorajadora para a indústria da hospitalidade, a recuperação dos jantares presenciais em 2021 não significa um declínio na demanda de take away e entrega.
Quase metade (47%) dos entrevistados globalmente afirmam que planejam jantar pessoalmente em restaurantes com mais frequência em 2021 do que em 2020 e um quarto dos entrevistados (27%) afirmam que planejam pedir mais refeições para viagem este ano. Nos EUA, 54% dos entrevistados planejam jantar pessoalmente em restaurantes com mais frequência este ano e 38% planejam pedir mais comida para viagem.
Isso mostra que os viajantes e hospedes vão voltar com força aos restaurantes e bares de nossos hotéis. E a pergunta é , já estamos prontos e organizados para isso?
Todos sabemos que a operação de A&B é a mais complexa e onerosa dentro da hotelaria, fato comprovado pela folha de pagamento do hotel que as vezes onera quase 45% de toda ela. Além disso deve-se ao setor inúmeros insumos, técnicas , equipamentos e centenas de outros detalhes que são obrigatórios na operação de um bom restaurante . Sempre atentamos que o A&B deve ter extrema atenção e controle sobre os custos de produção total. Um dos números que devem ser constantemente analisado se refere a custos de insumos que dependendo de um modelo de gestão não deve passar de 32% , sendo que o melhor padrão é de 25% a 28% no máximo. Mas é importante também salientarmos que nos últimos 120 dias, em acompanhamento de hotéis onde realizamos trabalhos de parametrização e treinamentos no setor de A&B já encontramos um custo novo de aproximadamente 4,5% a mais em horas extras e materiais descartáveis .
Neste momento, é imprescindível que os administradores estejam já com seus gerentes de A&B e GG, chefes de fila, chefs de cozinha, estoquistas preparados para ajustar as inúmeras operação de seus restaurantes, bares, cafeterias, café da manhã , room service e outros.
Novos pratos, novos modelos de buffet, nova organização de equipes de salão e atendimento bem como produção de cozinha. A cozinha show deve vir com toda força , pois ela faz parte dos desejos de experiências e vivências dos novos turistas. Café da manhã com novos modelos de lay out e serviços mais dinâmicos e objetivos e mesmo com a volta de serviços tradicionais como o garçon que serve café e leite no salão. Cardápios de Room service mais objetivos , mas ao mesmo tempo oferecendo opções extremamente diferenciadas e inovadoras.
A verdade é que breve as coisas começam a andar novamente , mas agora com uma demanda extremamente grande e represada . Esta demanda vem repleta de novos conceitos, exigências e expectativas.
Padronizar, treinar, avaliar nunca foram tão importantes como agora.
A hotelaria e seus gestores através de seus recursos de A&B deverá estar preparada para tal .
Então? Como esta seu serviço de A&B? Preparado para a retomada?
não só segurança e higienização devem ser destaque nos novos procedimentos de A&B mas também a qualidade e diversidade de novos produtos e serviços
O ano de 2020 acabou deixou experiências, traumas e histórias que serão lembradas daqui a décadas. Mas o mundo caminha a passos largos, e agora com mais segurança. E por isso os dados já mostram que a retomada do turismo será ainda neste 1º semestre de 2021.
Neste momento é hora de rever e analisar toda a operação de A&B nos hotéis. Sem dúvida a verdade é que muitos conceitos adotados para o período de Covid, como higienização, limpeza, produção de alimentos disponibilidade de mesas, buffets farão parte de nosso dia a dia mesmo com o fim da pandemia. Mas as pesquisas apontam que os hospedes e clientes querem sim ,parte da normalidade novamente. Uma pesquisa realizada em janeiro 2021 pelo TripAdvisor mostra importantes informações sobre os desejos e expectativas dos hospedes.
Como as refeições presenciais eram restritas em muitos países ao longo de 2020, o sucesso dos serviços de take away e entrega aumentou, pois os consumidores procuraram satisfazer seu apetite. Mas de forma encorajadora para a indústria da hospitalidade, a recuperação dos jantares presenciais em 2021 não significa um declínio na demanda de take away e entrega.
Quase metade (47%) dos entrevistados globalmente afirmam que planejam jantar pessoalmente em restaurantes com mais frequência em 2021 do que em 2020 e um quarto dos entrevistados (27%) afirmam que planejam pedir mais refeições para viagem este ano. Nos EUA, 54% dos entrevistados planejam jantar pessoalmente em restaurantes com mais frequência este ano e 38% planejam pedir mais comida para viagem.
Isso mostra que os viajantes e hospedes vão voltar com força aos restaurantes e bares de nossos hotéis. E a pergunta é , já estamos prontos e organizados para isso?
Todos sabemos que a operação de A&B é a mais complexa e onerosa dentro da hotelaria, fato comprovado pela folha de pagamento do hotel que as vezes onera quase 45% de toda ela. Além disso deve-se ao setor inúmeros insumos, técnicas , equipamentos e centenas de outros detalhes que são obrigatórios na operação de um bom restaurante . Sempre atentamos que o A&B deve ter extrema atenção e controle sobre os custos de produção total. Um dos números que devem ser constantemente analisado se refere a custos de insumos que dependendo de um modelo de gestão não deve passar de 32% , sendo que o melhor padrão é de 25% a 28% no máximo. Mas é importante também salientarmos que nos últimos 120 dias, em acompanhamento de hotéis onde realizamos trabalhos de parametrização e treinamentos no setor de A&B já encontramos um custo novo de aproximadamente 4,5% a mais em horas extras e materiais descartáveis .
Neste momento, é imprescindível que os administradores estejam já com seus gerentes de A&B e GG, chefes de fila, chefs de cozinha, estoquistas preparados para ajustar as inúmeras operação de seus restaurantes, bares, cafeterias, café da manhã , Room service e outros.
Novos pratos, novos modelos de buffet, nova organização de equipes de salão e atendimento bem como produção de cozinha. A cozinha show deve vir com toda força , pois ela faz parte dos desejos de experiências e vivências dos novos turistas. Café da manhã com novos modelos de lay out e serviços mais dinâmicos e objetivos e mesmo com a volta de serviços tradicionais como o garçon que serve café e leite no salão. Cardápios de Room service mais objetivos , mas ao mesmo tempo oferecendo opções extremamente diferenciadas e inovadoras.
A verdade é que breve as coisas começam a andar novamente , mas agora com uma demanda extremamente grande e represada . Esta demanda vem repleta de novos conceitos, exigências e expectativas.
Padronizar, treinar, avaliar nunca foram tão importantes como agora.
A hotelaria e seus gestores através de seus recursos de A&B deverá estar preparada para tal . Então? Como esta seu serviço de A&B? Preparado para a retomada