Indicadores na hotelaria – Mais do que simples REVPAR é necessário informação mais apurada para gerenciar um hotel

Indicadores na hotelaria – Mais do que simples REVPAR é necessário informação mais apurada para gerenciar um hotel

Quando iniciamos nossos trabalhos de parametrização e padronização de um hotel, muitos empresários nos perguntam o que estes modelos irão gerar de melhoria na gestão, rentabilidade e no lucro do hotel. Nossa resposta sempre foi, “Eles não vão gerar, vão nos mostrar onde, como e quando atuar para melhorar a performance da administração que irá gerar melhorias contínuas e maior rentabilidade “.

Estes indicadores são toda base de tomada de decisões, criação de estratégias e adaptações ao mercado. Muitos gerentes hoteleiros nos dizem que importantes mesmo são o REVPAR e diária média. Mas nossa experiência nos comprova que estes indicadores representam muito pouco da real situação administrativa da empresa. Nos mostra dados depurados de todo um sistema que já “rodou” e atendeu centenas de hospedes e clientes, teve custos e despesas, falhas de atendimento, produtos ruins e queda da reputação. Resumindo, nos mostra MUITO POUCO da operação hoteleira  e sim um dado financeiro puro para reunião de investidor ou para um gestor menos preparado.

Mas então o que devemos olhar e acompanhar? quais são os indicadores realmente necessários a um administrador hoteleiro?

Sim , temos indicadores importantes como formula Hubbart, TIR, Revpar, diária média , ticket de restaurante e inúmeros outros que são bons indicadores.

Mas em nossa análise alguns dos mais importantes indicadores são :

Quantos hospedes conseguimos fidelizar a voltar ao hotel? Quantas empresas fidelizamos a voltar ao hotel e usar o  setor de eventos? Qual produto de nosso restaurante gera mais lucro e qual foi mais vendido?

E mais ainda, extraímos informações estratégicas de todos os setores como hospedagem, marketing, financeiro, comercial etc. Informações que vão direcionar a venda de produtos e serviços, informações que vão indicar qual produto mais gera lucro e outras. São inúmeros pontos de avaliação e informação que geram mais e mais dados para melhorar a performance de nosso hotel.

Estas informações não são obtidas com Revpar nem com diária média. Estes são somente números contábeis e financeiros estáticos de um momento na operação da empresa.

Nosso modelo de administração entende que mais que apurar números é necessário criar e definir processos, modelos que efetivamente façam estes números alcancem o que planejamos. Não adianta termos um revpar bom e uma diária média aceitável se nosso hotel não e bem posicionado no mercado e tende a vender por preços mais baixos. Não adianta termos taxa de ocupação elevada se nossa rentabilidade é pequena. Não adianta vendermos volume se delapidamos nossos equipamentos, enxoval, mobiliário.

Nossa experiência demonstra que a análise de inúmeros pontos e dados estratégicos dentro do hotel e de todos seus serviços efetivamente cria oportunidades e caminhos para elevarmos nossa qualidade em nossos serviços e nossos produtos e consequentemente maior rentabilidade e lucratividade. É fato que qualidade gera mais rentabilidade, mais fidelização e mais sucesso.

COMO IMPLANTAR ALGUNS INDICADORES?

Muitos programas de gerenciamento de hotéis tem diversos relatórios que produzem informações quantitativas como número de pax, número café da manhã, venda de frigobar, etc. Estes números são básicos e sem análise, por isso é necessário refinar mais a análise e se possível a forma como coletamos estes dados.

Exemplo: Setor A&B

               SUBSETOR : frigobar

               Subproduto: chocolate caseiro . venda mensal = 180 unidades

               Subproduto : chocolate industrializado . venda mensal = 62 unidades

 Análise dos dados: Existe a busca por produtos regionais ( especial em chocolate) . Necessário colocar mais itens a venda no frigobar ou na recepção.


 Analisar de forma estratégica os dados vai produzir informação valiosa para gerenciar a operação, definir e aplicar estratégias de venda, atendimento, preços ou mesmo fidelização a nossos clientes e hospedes.

Rev par e diária média, são para os iniciantes…….


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contato@realhoteis.com.br

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