Nas últimas duas décadas, uma onda de pesquisas foi concluída por vários estudiosos sobre os efeitos psicológicos da “sobrecarga de escolha”. Eles encontraram evidências de que, embora as pessoas queiram escolhas, escolher entre uma gama cada vez maior de opções pode ser assustadora. Muita escolha pode prejudicar nossa capacidade de tomar decisões – tanto que os consumidores se esquivam completamente do processo.
O psicólogo Barry Schwartz aponta um princípio central das sociedades ocidentais: liberdade de escolha. Na avaliação de Schwartz, a escolha não nos tornou mais livres, mas sim mais paralisados, não mais felizes, mas mais insatisfeitos. Não surpreendentemente, nossa capacidade de escolher offline também se traduz online. Um relatório recente do consumidor descobriu que mais da metade (54%) dos consumidores pararam de comprar produtos de um site de marca ou varejista porque escolher era muito difícil, com 42% admitindo ter abandonado uma compra planejada completamente porque havia muitas opções.
Exatamente neste ponto, abordamos a hotelaria e seus inúmeros canais de venda utilizados hoje no mercado de turismo e hotelaria. Nao é preciso dizer aqui nem descrever a quantidade assustadora de sites de busca, OTAS, blogs, metasearch e os próprios sites de reserva de hotéis que oferecem um oceano de ofertas e produtos. Um hotel com 80 suítes chega a oferecer 18 tipos de suítes ? Além disso são 18 tarifas diferentes, com 18 formas de pagamento. Sim, uma verdadeira loucura de informações para que o hospede dentre este turbilhão de dados escolha, UMA SUÍTE EM UM HOTEL LOCALIZADO EM LOCAL JÁ DEFINIDO.
Sim, com plena certeza muitos hotéis estão confundindo, embaraçando, transtornando os hospedes com as inúmeras opções de escolha de coisas que 95% das vezes são exatamente a mesma coisa. Sites que oferecem uma suíte com dois preços pois uma tem uma bancada para vasos ou mesmo um espelho e a outra não tem, criam no hospede a sensação de comprar com desvantagem. Sim, estamos fazendo os clientes se sentirem insatisfeitos em suas escolhas pelo modelo usado em nossos sites de comercialização . E mais, muitas vezes, estamos perdendo a venda por causar confusão e mesmo raiva em nossos clientes.
Há bastante tempo, nos da REAL HOTÉIS adotamos práticas simples e objetivas tanto na comercialização como na descrição dos serviços e processos de pagamento e cancelamento de reservas e pacotes e mesmo na descrição de nossos hoteis. É urgente que passemos a oferecer 3 princípios em nossos hotéis para que nossos clientes se sintam mais confortáveis e seguros em realizar suas reservas .
Transparência em todos os processos e serviços( principalmente de valores e cancelamentos )
Segurança tanto física como digital
Simplicidade em mostrar e descrever nossos produtos e serviços
A hotelaria deve se ajustar a novos cenários e novos clientes, mais exigentes , mais objetivos e mais desconfiados .E nosso dever proporcionar segurança, conforto, objetividade já no início de nosso contato inicial em nossos sites, OTAS, canais de promoção etc.
Veja neste link do youtube a palestra :
Barry Schwartz : https://www.youtube.com/watch?v=VO6X