Recentemente estive em um local que se autodenominava HOTEL POUSADA BOUTIQUE. Por força de trabalho, tive que me hospedar nele pois estava na região a trabalho. Mas com plena certeza não escolheria esta hospedagem por vários motivos. O primeiro é o próprio dono não saber o que é o negócio dele. O segundo é que se ele não sabe o que é , não saberá o que é necessário para operar este hotel ou pousada ou seja lá o que for.
Dito e feito, os problemas foram chegando: quando perguntei se havia estacionamento coberto fui informado que sim ,mas no terreno da frente , sem segurança, cobertura . Quando questionei isso uma pessoa respondeu que “eram uma pousada sem necessidade destes luxos” . Mais adiante e por fim, quando questionei o porquê de BOUTIQUE também uma pessoa me respondeu que o termo era usado para atrair pessoas mais “ finas” . No fim das contas a conclusão era simples, tínhamos um serviço de pousada com preço de hotel e boutique sem nada de boutique ou mesmo de um hotel justo.
O fato verdadeiro é que todo hoteleiro deve saber o que ele tem em mãos e assim, sabe precificar, padronizar e si diferenciar no mercado . Para isso basta consultar a matriz de classificação hoteleira vigente desde 2011 e que foi promulgada junto com a lei 11.771- do turismo.
A matriz foi feita de forma extremamente profissional e muito técnica, sendo que foram consultadas as matrizes de mais de 15 países que trabalham com este modelo de classificação , seja ele em estrelas, diamantes, casas ou asteriscos. Países como USA, Itália, Espanha, Nova Zelândia, Australia ,Costa Rica e inúmeros outros países que classificam seus meios de hospedagem para gerar mais segurança ao seu sistema turístico.
No Brasil a matriz foi feira de forma a contemplar de forma muito precisa, os inúmeros equipamentos de hospedagem existentes tanto em nosso país . Desta forma manteve-se a indicação de nível por estrelas ( de 1 a 5 estrelas) e em 7 classes de equipamentos de hospedagem que são :
Hotel Resort Hotel fazenda Apart-hotel Pousada histórica Cama e café
Dentro de cada matriz destes 7 tipos vemos as especificações de 3 pontos para a diferenciação dos equipamentos. São eles SERVIÇOS, ESTRUTURA E COMODIDADES e a SUSTENTABILIDADE. Na matriz produzida pelo Ministério do turismo para a padronização dos hotéis para copa 2014 , estas se apresentaram extremamente detalhadas e verdadeiramente uma bíblia para os gestores hoteleiros competentes que ajustaram seus equipamentos aos tópicos necessários para se adequar a determinado tipo de hotel e quantidade de estrelas.
De forma objetiva podemos caracterizar nosso equipamento hoteleiro tecnicamente e assim produzir um produto que seja reconhecido no mercado e facilmente identificável pelo público / mercado. São inúmeras as vantagens de se fazer uma consulta a matriz e aplicar seus padrões ao hotel ou pousada. Melhora a padronização de equipamentos e serviços oferecidos aos hóspedes, melhora a percepção do mercado quanto ao produto, parametriza operações e processos para melhorar custos e gerar mais rentabilidade são algumas das inúmeras vantagens
Com plena certeza sugerimos a todos os profissionais da hotelaria e turismo que consultem a matriz e vejam o quão fácil é sua adequação ao hotel.
Com plena certeza um hoteleiro “dizer” que seu hotel é um 3 estrelas e diferente de um que diz “ eu padronizei meu hotel para 3 estrelas” .
Sucesso a todos, e bem-vindos ao mundo da excelência na hotelaria.