Quando falo de custos na hotelaria, gosto de dizer uma frase citada por W. Edwards Deming
“Não se gerência o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”
Pois bem, o custo fantasma está dentro deste contexto. Quando apuramos um custo de forma básica se não for aplicada a devida forma gerencial correta bem como técnicas corretas ele não irá aparecer ou só irá aparecer para determinada “ alma” santa que as vezes carece de vontade para mostrar e corrigir este custo , pois além de ser trabalhoso, ele poderia estar gerando benefícios escusos .
Como exemplo cito a distribuição e controle de amenidades. ( CENTRO DE CUSTOS HOSPEDAGEM)
Hotel com 180 Uh´s tem um Custo mensal em amenidades. R$ 12.600,00
Taxa de ocupação diária de 60% /mês = 3.240 diárias mês.
Como podemos ver no DRE hoteleiro acima o custo de amenidades aparece perfeitamente lançado. Mas após a apuração técnica descobrimos que seu custo está 23% acima do esperado. O custo fantasma só aparece para quem o procura. E digo, muitas vezes ele está bem escondido ou melhor e trabalhado para ser e ficar escondido.
30 x 180 Uhs | 5.400 diárias | 60% =3.240 diárias |
Custo amenidades mês | R$ 12.600,00 | Total amenidades= 4.200 |
Total diárias mês : 3.240 | Total projetado para as 3.240 uh´s=R$ 9.600,00 | Gasto acima do esperado ;R$ 3.000,00 ou 23,8% |
A grande maioria dos hotéis que tenho trabalhado a gestão de custos e feita somente pela análise de DRE hoteleiro e resultado operacional. Na verdade, avalia-se três PONTOS. Receitas, despesas e apuração de resultados. Muitas vezes o sistema de gestão hoteleiro e deixado de lado ou mesmo desdenhado . Com plena certeza, sistemas de PMS ( gestão hoteleira ) como DESBRAVADOR estão formatados para apresentar uma quantidade enorme de relatórios e dados que após analisados e com aplicação de uma gestão estratégica de custos podem controlar e reduzir estes custos anormais. São inúmeros relatórios como ficha técnica de pratos, controle de almoxarifado, controle de baixa em estoque e inúmeros outros que o sistema como DESBRAVADOR oferecem aos gestores hoteleiros.
Mais uma vez usamos a máxima de Edwards Deming , o que não medimos não sabemos o que gasta, e se não sabemos o que gasta não sabemos o que perdemos.