A quebra do paradigma do turismo mundial

A quebra do paradigma do turismo mundial

Nosso mundo de hoje : O que acontecerá com o mundo após a crise do covid-19 ainda é um cenário cheio de incertezas e expectativas . Pessoas, países, industrias, comércio, religião, família, todos vão sofrer mudanças em seus paradigmas atuais. Mas sem dúvida alguma o turismo e hotelaria vão estar entre os mais afetados de todos os negócios e modelos de serviços no mundo pós covid-19.

Há não muito tempo atrás, viajar era um hábito simples, divertido, as vezes caro as vezes barato. Algumas vezes a trabalho outras a lazer e aventura, e mesmo algumas vezes para rever pessoas, familiares e locais. Para um passeio, viagem a negócios ou aventura em qualquer do lugar do Brasil e do mundo bastava entrar em algum site metasarches, otas e sites de empresas aéreas e começar a traçar destinos e passeios. Sites de hotéis OTAS, sites de parques e museus, restaurantes e casas de show eram fartos de informações e atrativos para todo tipo de turista. Podia-se escolher o meio de transporte como avião, carro, ônibus, barco ou mesmo trem com seus inúmeros destinos e atrativos.

Era fácil e seguro ir ao aeroporto ou rodoviária de carro ou mesmo de táxi ou ônibus e mais cômodo ainda eram as cidades que ofereciam o metrô como meio de chegar a estes aeroportos e estações de trem e navios.

Após esta primeira etapa de deslocamento através de aeroportos e rodoviárias, e mesmo terminais turísticos modernos como modal de trem, navio e ônibus o turista do passado chegava ao seu destino e começava a é aproveitar sua programação de atrações e entretenimentos. A lista de entretenimento é enorme e vai de restaurantes famosos e não tão famosos, cafeterias, choperias, bares e pequenos estabelecimentos onde se encontravam as culinárias locais e tradicionais. Também em muitas dessas viagens a programação incluía visitas a museus, parques, teatros, lojas e Shoppings Center dos mais variados gostos e tamanhos. Em destinos específicos como estações de esqui, parques temáticos, praias e parques naturais as viagens sempre tinham um público familiar e de crianças.

Não podemos esquecer também dos nichos de turismo específicos como o religioso, medicinal, de negócios e feiras, bem como eventos esportivos e jogos, corridas e mundiais de ginástica e outros esportes. Enfim o universo do turismo, entretenimento hotelaria e imenso e variado para ser completamente citado aqui.

Mas em janeiro de 2020 isso tudo mudou. COVID-19. Um vírus que até o momento é ainda cheio de mistérios e desinformações sobre sua atuação. Um vírus que hoje se comprova altamente transmissível e que causa a morte de aproximadamente 2% das pessoas acometidas por ele. Podendo causar de uma simples gripe e indisposição até a morte por degeneração dos pulmões dos pacientes mais idosos e aqueles acometidos de complicações como diabetes e doenças cardíacas.

Método de combate até o momento? Distanciamento de pessoas, máscaras, assepsia constante do corpo e mãos e objetos pessoais e mesmo objetos de uso público com álcool e em casos graves internação e tratamento com antibióticos em UTIS e enfermarias hospitalares. Antibióticos e outros remédios tem sido usados mas ainda sem comprovação efetiva . Vacina? Em perceptiva realista de 12 à 18 meses, antes disso são somente conjecturas.

E nosso mundo a partir de agora? Antes de tudo é preciso dizer que o que vai acontecer a partir deste momento vai interferir, mudar e moldar todo o cenário de convivência e relacionamento de todos os povos, países e culturas. Uma revolução na sociedade moderna.

O interessante é ver que o que vai acontecer ou já está acontecendo. Uma pequena amostra já foi descrita em estudos de uma grande cientista social e especialista em marketing e comportamento social. FAITH POPCOR descreve em um dos seus mais destacados livros e estudos que o homem moderno tende a seguir algumas tendências de modo de vida. O futuro do consumidor ou turista não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos, sociólogos, demográficos econômicos, onde diferentes especialistas juntam as peças de um quebra-cabeça doque está por vir e criam cenários do futuro. Em seu livro “16 mega tendências para o futuro” (título em português) escrito em meados de 1990, ela descreve os hábitos e os desejos dos consumidores de um futuro não muito distante que seria no caso nosso futuro. Incrível dizer que todos as 16tendências estão ai, em nosso dia a dia. Vale a pena ler e compreender o que ela previu e o que temos hoje em nossa sociedade para entendermos de onde surgiram comportamentos sociais e pessoais. 

Mas a razão porter citado esta fantástica escritora é que ela fez u novo estudo , agora projetando os hábitos e desejos dos consumidores para os próximos 35 anos. Posso afirmar agora que estes também serão os hábitos e desejos dos consumidores do turismo e hotelaria no futuro. Mais que isso, serão modelos de convivência social , religiosa, profissional de todos nos. Cito 3 dos que entendo serem a base do no turismo :

1-Encasulamento (Cocooning): o impulso de ficar dentro de casa, quando o lado de fora se torna muito difícil e ameaçador. Um número cada vez maior de pessoas está transformando suas casas em verdadeiros ninhos – fazem nova decoração, assistem filmes pela TV a cabo, utilizam a Internet para fazer compras e usam a secretária eletrônica para filtrar o mundo exterior. A segurança do lar é o que importa.

2- Pequenas indulgências (Small Indulgences):necessidade que consumidores frustrados ou estressados sentem de gratificar-se emocionalmente através de uma recompensa mais acessível. Não podendo pagar uma viagem de um mês à Europa, passam uma semana no Rio de Janeiro.

3-Consumidor vigilante (Vigilant Consumer):consumidores que não toleram mais produtos de baixa qualidade, serviços ruins mal atendimento querem empresas com maior grau de consciência responsabilidade, pois podem manipular o mercado através de pressão, protesto e política.

Tomei a liberdade de citar estas 3 tendências pois vejo que elas nortearão o futuro do consumo pós covid-19 nos setores e turismo e hotelaria tanto nacional quanto mundial.

Mas como estas tendências impactarão o turismo e hotelaria? Bem vamos analisar cada uma delas com a ótica de consumidores e dos prestadores de serviços que tangem tais tendências. Seguem abaixo:

A primeira o encasulamento ou Cocooning como descreve FAITH POPCORN. A pandemia do covid-19esta sendo combatida com o afastamento social o isolamento e confinamento das pessoas e famílias em seus lares . No futuro as pessoas tendem a manter este isolamento como fator de segurança de sua saúde e família, pois aglomerações serão perigosas para transmissão de vírus. Sair da segurança de casa e viajar será um ato de última instância ocorrendo por necessidade seja este de trabalho ou merecido descanso. Aeroportos, estações de trem, ônibus serão considerados locais inseguros por terem grandes aglomerações de pessoas .Viagens de trem, avião, ônibus, navios serão extremamente desdenhadas visto que o confinamento em espaços pequenos com muitas pessoas e considerado de risco além disso existe o temor de em uma viagem de avião os aeroportos fecharem ou cancelarem os voos por problemas de surto em determinado local. Uma tendência será a de viagens curtas, na segurança do carro da família, que pode levá-los a qualquer hora em qualquer lugar sem interferências dos meios de transporte. Mas antes de tudo, os destinos turísticos e seus atrativos terão adura missão de tirar o viajante de sua casa e conforto.

Pequenas indulgências ou Small Indulgences se baseiam na tendência dos consumidores e público em geral estão inserido dentro de um cenário conturbado de vida ,trabalho, família, política etc. O período de pandemia e do confinamento com plena certeza trarão enorme desgaste a todos em todos os setores. O trabalho estressante, a vida familiar corrida e os deveres diários criam no consumidor um desejo de alto indulgência além é claro do sentimento de insegurança em que estamos vivendo constantemente pelo vírus e suas consequências na saúde das pessoas. Desta forma o sentimento de recompensa aflora nas pessoas mesmo que inconsciente . A lógica do pensamento é , pois já que sofro pressões de todas as formas, posso e devo me dar o direito de ter um presente, seja ele um terno, vestido ou mesmo uma pequena viagem a um SPA ou hotel mais sofisticado . Fazem parte deste cenário também os restaurantes cobiçados e mais famosos além de shows e eventos extraordinários como shows e apresentações .Hotéis e restaurantes devem estar atentos a estes clientes, criando pacotes de 2 ou 3dias e eventos com público menor e mais exclusivo. No caso dos hotéis deve-se ter a atenção de realmente criar desejo nos clientes para que eles viagem ao destino ou local. Mostrar uma suíte de hotel ou pousada não é diferencial , pois todos tem banheiro, TV, ar, frigobar e cama. É necessário mais, muito mais,  oferecer ao hospede mais entretenimento como minicursos, aulas, degustações,oficinastemáticas e de artesanato bem como passeios ecológicos e de contemplação de fauna, belezas naturais etc. .

E completando as3 tendências o Consumidor vigilante (Vigilant Consumer):Desde antes dos eventos da covid-19 o mercado de turismo, hotelaria e gastronomia tem variadas ferramentas de medição e divulgação de qualidade de produtos e serviços destes setores. Tripadvisor, Yahoo, Google e mesmo as Otas como Decolar.com, mostram instantaneamente informações sobre o produto , seja hotel passeio ou restaurante. Lá os clientes e hóspedes podem expressar seus elogios e comentários construtivos como podem também descrever, fotografar e difundir ao mundo um serviço ruim ou produto de péssima qualidade. Agora a crise tanto da pandemia como a econômica que será efeito desta primeira, fará com que os clientes sejam mais exigentes, mais atentos a serviços de qualidade e atentos a preços . No setor de hotelaria hotéis com novos padrões de limpeza e higiene, serão diferenciados. Lógico que estes padrões deverão ser transparentes e extremamente metódicos para realmente criarem segurança nos hóspedes e clientes. Restaurantes com maior transparência na produção de seus alimentos também serão mais procurados e frequentados.

As pessoas não procuram necessariamente a solução mais barata . Eles procurarão o mais confiável. Qual empresa presta mais atenção à segurança de seus hóspedes funcionários, à limpeza e a rotina? Onde você se sentirá mais confiante para tirar suas férias ou sua próxima viagem de negócios ou se precisa de um local para uma conferência com 200 pessoas da sua empresa? Onde você se sentirá confortável?

Acho que haver muitas mudanças e acho que as OTAs devem sofrer um pouco de abalo. Mas o mais importante neste momento é, o mundo e as pessoas estão mudando da noite para o dia, e tudo o que antes era padrão sofrerá mudanças.

E então , qual era mesmo o paradigma da indústria do turismo??????

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