O futuro que esperávamos já está acontecendo. Sem dúvida os desafios serão enormes para ajustar todos os processos, técnicas e novos modelos de hotelaria e turismo pós covid-19 .Na hotelaria mudanças como inúmeros processos de limpeza e higienização complexos, controle de acessos do número de indivíduos em cada ambiente e a segurança deste ambientes, além e claro de uma completa reformulação de processos de check in e check out via app e celulares são alguns itens deste novo cenário. Todos estes processos e mudanças irão com certeza impactar custos e despesas tanto fixas como variáveis nos hotéis. De forma geral deverá ocorrer uma completa reorganização e ajuste em todos os custos dos hotéis, sejam eles de luxo ou mesmo as mais simples pousadas.
Mas por outro lado vejo que o momento traz uma das maiores oportunidades se não a maior de todos os tempos. A oportunidade dos hotéis buscarem seus clientes e hospedes diretamente sem uso de OTAS. É hora dos hotéis e pousadas usarem seus recursos de CRM para se aproximarem de seus clientes . É hora dos hotéis atuarem com mais frequência e mais estratégia em suas propagandas e ações de marketing. É hora dos hotéis e pousadas oferecerem sim mais vantagens que as OTAS, seja em preços ou em informações e benefícios reais .Este é o momento de sair do modelo comum de comercialização que enaltece “suíte com ar, vista maravilhosa, café da manhã e tv 49 pol “ para algo que seja efetivamente o desejo e a necessidade dos clientes pós covid-19. Os custos com taxas de 12% , 15% e até 25% devem ser revertidas aos processos de higienização e agregados as margens de lucro além de também serem usados em equipamentos e atrações para os hospedes. É hora de oferecer e realmente proporcionar novas experiências aos hospedes que estão ansiosos por novas experiencias. Sejam estas experiências vivenciais, culturais, gastronômicas, lúdicas e muitas outras.
Sem dúvida este é o momento dos hotéis redescobrirem seus clientes e trabalhar para atrai-los a seus hotéis, resorts e pousadas. Não esquecendo também de ajustar estas ações de marketing as novos clientes que estão ávidos por novos produtos e novas descobertas. Haverá custos maiores com higienização e melhorias? Sim, mas também haverá ganhos maiores sem taxas de reservas e preços ajustados a clientes realmente interessados neste ou naquele hotel com diferenciais .
Dizem que as crises também chegam com oportunidades e está traz ao mercado hoteleiro uma grande oportunidade.